segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mudanças...

Olá pessoal,

Todos os dias acordamos diferentes, um pouquinho de nós se renova a cada momento.

Não somos a mesma pessoa que tomou certa decisão a anos atrás, ou até na semana passada.

Somos seres realmente imprevisíveis.

Por eu estar em uma fase de grandes mudanças, resolvi republicar um post muito bom, que nos faz ver essas mudanças com ótimo olhos.

Li sobre Liderança Corporativa e alguns trechos do livro O Monge e o Executivo, que fala muito sobre o tema.

Somos terrivelmente apreensivos em relação à mudanças.

Através da disciplina, podemos fazer com que o não-natural se torne natural, se torne um hábito.

Somos criaturas de hábitos;

Existem quatro estágios necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades. Eles tanto se aplicam à aprendizagem de hábitos, habilidades ou comportamentos...

O interessante é que eles se aplicam totalmente ao aprendizado de novas habilidades de liderança.

Aqui estão eles:

Estágio Um: Inconsciente e Sem Habilidade

Você ignora o comportamento, o hábito. Isto se dá antes de sua mãe querer que você use o vaso sanitário, antes de você aprender a jogar futebol, tocar violão, digitar, ler e escrever, o que quer que seja. Você está inconsciente ou desinteressado em aprender a prática e, obviamente despreparado.

Estágio Dois: Consciente e Sem Habilidade

Toma consciência de um novo comportamento, mas ainda não desenvolveu a prática. É quando sua mãe começa a sugerir o vaso sanitário, você tentou fazer um gol, sentou-se ao computador para digitar pela 1ª vez. Tudo é muito desajeitado, diferente e até assustador.

Estágio Três: Consciente e Habilidoso

Você está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento ou prática. É quando a criança quase sempre consegue se controlar, quando você consegue fazer um gol, quando o digitador não precisa mais olhar para o teclado. Você está "adquirindo o jeito da coisa" neste estágio.

Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso

Este é o estágio em que você já não tem que pensar. É o estágio em que escovar os dentes e usar o vaso sanitário de manhã é a coisa mais natural do mundo. Este estágio descreve Michael Jordan na quadra de basquetebol. Muitos jornalistas esportivos zombaram de Jordan, dizendo que ele
joga como se estivesse "inconsciente", o que é uma descrição exata do que acontece, muitos mais do que eles imaginam. Com certeza. Jordan não tem que pensar em sua forma e estilo, por isso se tornou natural para ele. Este estágio também serve para os digitadores altamente eficientes, que não pensam em seus dedos batendo no teclado. Tornou-se natural para eles.

Este é o estágio em que os líderes conseguiram incorporar seu comportamento aos hábitos e a sua verdadeira natureza. Estes são bons líderes. O líder neste estágio não tem que tentar ser uma boa pessoa, pois ele é uma boa pessoa.

Bom aprendizado a vocês e que vivam às mudanças!!!

2 comentários:

Thalita Yumi disse...

Texto ótimo para reflexão.
Estou tentando descobrir em que estágio me encontro... he he he!
AMO vc!!!
Bjs...

Anônimo disse...

Muito Bom Dsni!
Parabens mesmo!!
Beijao