
Hummm....
Começa mais uma vez aquela fase que um simples "Oi" pode mudar totalmente seu humor.
Aquela roupa perfeita, te aperta.
Seu rosto fica com espinhas.
Seus seios, doloridos.
Barriga inchada, dor de cabeça, nas pernas.
Chora por ver uma formiga morrer...
Ok, ok, você está entrando na TPM (Tensão Pré Menstrual)!!!
Esse período se divide em 3 ciclos, é importante conhece-los:
Durante um ciclo normal, a mulher na fase estrogênica apresenta uma tendência psico-ativa competitiva, pele mais brilhante, o stress é diminuído, o apetite normal e o humor mais estável. Ela está mais para cuidar de sua aparência, gosta de estar em público. No ambiente de trabalho é extrovertida, interessa-se mais pelo que acontece no mundo profissional do que no doméstico.
Fase Progesterônica
Neste período, seu comportamento pode mudar. No ambiente de trabalho fica mais cooperadora, já não se expõe tanto, fica mais restrita ao seu setor. Com a alteração das características hormonais adquire uma tendência psico-receptora cooperativa e introspectiva.
Ciclo Alterado na Fase Estrogênica
Alterações nesta ciclicidade podem gerar a Síndrome de Tensão Pré-menstrual;
Fadiga Crônica feminina e Climatério descompensado.
É cientificamente comprovado que a mulher sofre demais nesse período.
Interfere em sua vida pessoal e profissional, mas também não é nada fácil conviver com sintomas do tipo:

Mudanças de humor, por exemplo: choro sem motivo, depressão, ansiedade, raiva, tristeza ou irritabilidade.
Mudanças nas funções mentais, incapacidade de se concentrar ou lembrar das coisas, mudanças no impulso sexual, aumento ou diminuição da libido.
Físicos:
Náusea, diarréia ou prisão de ventre, fadiga, dificuldade para dormir, dor de cabeça , inchaço, acne, mudança na constituição dos seios, dores nas articulações ou nos músculos, cólicas, desejos incontroláveis por alimentos específicos, especialmente carboidratos, chocolate e outros doces aumento no peso.
Toda essa alterações deve-se a uma combinação flutuante de dois hormônios, o estrógeno e a progesterona, que induzem modificações no comportamento feminino.
É recomendado anotar os sintomas que você venha a ter e as datas que ocorrem.
Ingerir alimentos do tipo: nozes, lentilha, couve, soja, azeite de oliva, arroz integral, peixe assado e banana.

Mas o FUNDAMENTAL é o que fazer nessa fase difícil:
O recado é para os homens, as amigas mais próximas, filhos e familiares: na época da TPM a mulher está fragilizada e necessita de mais carinho, amor, suporte e paciência.
Nada de críticas, piadinhas e frases como "só podia ser TPM", ou "cuidado com o peso, vai acabar engordando".
É tudo que a mulher não quer e não pode ouvir nesse período. Além disso é só ter paciência, tudo deve voltar ao normal depois de três ou quatro dias.
Em casos muito graves e que só a alimentação e atenção não tragam resultados satisfatórios, procure um médico para que sua vida não seja prejudicada.
Tpm... e como eu tenho tpm...
ResponderExcluirFICO IMPOSSÍVEL... basta uma palavra um gesto querquer coisa e pronto.. canto, choro, grito, berro, uma palavra é como um soco... e o pior de tudo que depois que eu caio na real olho e vejo quanta besteira eu fiz... :(
Mas tb tem uma lado bom... Tpm sempre vira a desculpa... rs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTPM é duro!Fico super irritada,faço uma tempestade em um copo d'água, nada esta bom, qualquer coisa eu grito, choro, acho que ninguém gosta de mim, me sinto horrível. Nada me conforta nesse período, fico inchada, enjoada, com dor desde o dedo do pé até o fio de cabelo...fala sério mulher nenhuma merece isso.
ResponderExcluirSabe qual é o pior de tudo os homens, principalmente o meu marido acha que é frescura e que inventamos a TPM como desculpa para as besteiras e brigas nesse período. "Seria bom se fosse frescura".
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir