quarta-feira, 30 de julho de 2008

COMO ANDA SEU MARKETING PESSOAL?

Andei estudando um pouco sobre marketing pessoal e andei pensando:


COMO ANDA MEU MARKETING PESSOAL?


Quantas vezes você se pega pensando ou analisando uma situação da pior maneira que possa ser avaliada?

Exemplificando:
Entre amigos nos deparamos com uma queixa comum: "mulher é tudo igual..."

Ok ok ok...

Ao invés de pararmos e avaliarmos a questão de modo singular, acabamos por utilizar estereótipos baseados em boatos.

Na maioria das vezes ocorrem fatos que poderiam ser evitados se antes fizéssemos uma pré-avaliação. E posterior correção de nossos próprios atos.


O QUE PENSAM SOBRE VOCÊ?
COMO O MERCADO O VÊ?



Você é reconhecido pela capacidade de se comunicar, fazer amigos, e ter sempre algo interessante a comentar? Ou se encaixa no exemplo da pessoa que vive reclamando do que está fazendo, não importa quão boa esteja sua vida ou posição profissional?

Marca pessoal não é o que falamos de nós mesmos, mas o que as pessoas pensam de nós. Então você precisa ajudá-las a pensar bem de você.

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que seus objetivos, por mais autênticos e sinceros que sejam, conflitam com o objetivo de outras pessoas. Você deve ter um diferencial.

Procure entender no que você se destaca da massa.

  • É simpático?
  • Trabalho em equipe é seu forte?
  • É detalhista?

Qualidades como auto-motivação, liderança, criatividade, bom humor, capacidade de produzir conhecimentos, relacionamento interpessoal e sua capacidade de sonhar são os atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados a sua carreira profissional.

O importante é entender melhor a si próprio para que possa identificar suas qualidades e investir no que possa ser melhorado.

É fato que a sociedade hipervaloriza a imagem e, exageros à parte, o princípio do cuidado visual precisa ser analisado realisticamente. Assim, o traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças, cores e estilo, bem como os cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmônica e atrativa da imagem.

Tenha uma comunicação eficaz:

Um dos fatores de sucesso de qualquer relacionamento que envolva mais de duas pessoas é justamente a comunicação eficaz, capaz de eliminar mal entendidos, alinhar objetivos e comunicar os resultados obtidos.

Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;

Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;

Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;

Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;

Manter-se motivado;

Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial.

Bom, fico por aqui, esse assunto é muito interessante e extremamente importante.
Para esse post, pesquisei os títulos abaixo, confiram:

http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/16767.pdf
http://www.mariopersona.com.br/
FILHO, Sadi Bordin Marketing Pessoal 100 Dicas para Valorizar a sua Imagem, Record Editora.

Um comentário:

Roberta Freitas disse...

Nossa... é realmente um tema e tanto a se pensar... e pensar muito...
Como anda o meu marketing pessoal... Eu cho que bom... mas nada melhor que você para me dizer... Beijos...