
Discussões no trabalho podem ser benéficas à produção e ajudar muito na obtenção de resultados positivos em qualquer área.
Só que é preciso saber como lidar com isso Hoje em dia, é natural as pessoas seguirem seu próprio estilo no trabalho. Aquela história de estar sempre bem comportado e concordar com tudo e com todos faz parte do passado.
Conflitos no local de trabalho são situações que ocorrem com mais freqüência do que se deseja e nem sempre são fáceis de resolver, uma vez que há sempre diferentes pontos de vista.
Mas, discussões fazem parte e, muitas vezes, ajudam na execução de um trabalho. São diferentes opiniões e várias formas de se resolver os problemas. Porém, um conflito também pode ser produtivo apenas para uma das partes. Portanto, todo cuidado é pouco. "Prestando atenção no que é dito, não fugindo do foco da discussão, não envolvendo vida pessoal, comparações ou fatos passados, as discussões só tendem a ser saudáveis".
Atritos positivos
1 - Pense bem antes de falar. Nunca se sabe com 100% de certeza quem tem razão. E o pior de tudo é que você vai ter de confiar no seu instinto e no seu "savoir-faire", no seu tato diplomático.
2 - Tenha sempre em mente que isso é normal. Numa organização, as diferentes correntes de opinião são sempre passíveis de originar discussões e conflitos, principalmente quando se trabalha com um grupo diversificado e onde há liberdade para partilhar opiniões.
3 - Ouça o líder, ou quem mais tem tato para lidar com questões de difícil solução.
4 - Saiba que é completamente impossível agradar a gregos e troianos.
5 - Tenha sangue frio e o discernimento suficientes para ultrapassar relações pessoais e saber ver somente a parte profissional. Não se deixe intimidar por questões de amizade.
Fonte: Revista Vida Executiva / Ed. 22
Uma dica pessoal bem importante, jamais chore.
Não é nada legal, no mundo corporativo, alguém chorando porque seu ponto de vista não foi levado a sério.
Li na revista VOCÊ S/A, algo bem interessante: contraia os dedos do pé nesse momento, isso retarda as emoções fortes.
Um comentário:
Boa noite. Sou facilitador e em andanças no google achei o seu post sobre discussões corporativas, estava precisando para colocar em um módulo que estou desenvolvendo no tema gerenciamento de conflitos. Muito legal!... Parabéns! continue sempre escrevendo...
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