quinta-feira, 24 de julho de 2014

Veja como escolher ações

Para as Divas, que pensam ou não em comprar ações, uma matéria super interessante da Folha de São Paulo:

PUBLIFOLHA: Veja como escolher ações e encontrar o momento certo para comprar e vender

da Folha Online
Divulgação

Saiba como fazer seu dinheiro render sem levar sustos
Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil. Por isso é importante saber como e onde investir de acordo com seu perfil de investidor. É isso que o livro Como Fazer Investimentos, da série Sucesso Profissional, da Publifolha, explica e detalha.

Um dos capítulos do livro orienta os leitores na escolha de um investimento, que pode ser desde um imóvel ou uma obra de arte até fundos de previdência e ações.
Confira abaixo um trecho do livro que auxilia na escolha das ações e do momento certo para comprá-las ou vendê-las.
*
COMO ESCOLHER AS AÇÕES
Comprar na baixa e vender na alta. Todos buscam seguir essa máxima de mercado, mas não é tão simples assim: o momento exato de comprar e de vender é difícil de ser descoberto até mesmo pelos especialistas. Diversos fatores devem ser considerados para a escolha da ação e do momento exato de comprar ou vender.
SUA PERSPECTIVA
O primeiro ponto que se deve levar em conta é o objetivo do investimento - a compra de uma casa, aposentadoria, casamento, troca de carro. Conforme a orientação, você ora se preocupará mais com prazo, ora com liquidez; poderá arriscar mais, visando maior retorno, ou ser mais conservador, mesmo com menor retorno. Por outro lado, se seu objetivo é uma rentabilidade periódica, uma boa alternativa são ações como asdos bancos Itaú e Bradesco, que habitualmente pagam dividendos.
LIQUIDEZ À BRASILEIRA
No Brasil temos poucas ações com muita liquidez. São aproximadamente 50 que compõem o índice Bovespa. Esteja atento, pois baixa liquidez significa maior risco.
EXPECTATIVA
Quem compra uma ação compra expectativa, não um desempenho passado. Ganha-se ou perde-se com o desempenho futuro da ação. O que
ocorreu com ela em seu histórico pode não voltar a se repetir.
FORMAS DE ANÁLISE
Existem duas formas distintas de análise do potencial das ações, chamadas de escolas dos fundamentalistas e dos grafistas.
Fundamentalistas- Os analistas fundamentalistas procuram os fundamentos do valor dos títulos. Esse valor depende das futuras condições macroeconômicas, setoriais e da própria empresa. São tais condições que devem ser previstas pelo analista para a correta avaliação do título.
Grafistas - Pela análise de gráficos do desempenho anterior das ações, os grafistas avaliam qual sua expectativa futura e determinam assim se é hora de vender ou comprar. Os seguidores da análise gráfica acreditam que o futuro é, em parte, uma repetição do passado.
INVESTIR EM AÇÕES
Investir diretamente nas ações ou procurar um fundo de ações? O investimento direto depende de conhecimento, disponibilidade de tempo para acompanhá-lo e grau de riqueza.
PEQUENO INVESTIDOR
O pequeno investidor sempre encontrará mais barreiras. As corretoras fazem restrições para a colocação de pequenos volumes e os custos são maiores. Normalmente, o investidor tem acesso apenas ao mercado fracionário, que apresenta preços das ações maiores e de liquidez menor.
MAIOR VOLUME DE RECURSOS
Ter mais capacidade de investimento implica mais facilidades na abertura de contas em corretoras e, assim, o poder de comprar ações na Bovespa por meio de bancos e corretoras.
GROWTH x VALUE
Você pode escolher entre dois perfis de ações. As chamadas de "crescimento" (growth) ou de "valor" (value). Há muito debate sobre quais
dão melhor resultado. As de "valor" têm valor baixo e devem crescer. Já as de "crescimento" têm tido aumento constante de receitas e
lucros e devem manter esse desempenho.
CUSTOS
Há custos nas transações com ações:
Corretagem. Taxa cobrada pelas corretoras para realizar a compra ou venda de ações. Seu valor é livre. Segundo dados da Bovespa, o máximo gira em torno de 4%, mas na internet tem sido bem menor.
Custódia. Serviço de guarda de títulos e do exercício de direitos, tais como dividendos, bonificações, subscrições etc. A taxa de custódia é estabelecida pelo Agente de Custódia. O valor médio cobrado é de R$ 10 por mês, independentemente do volume financeiro.
Outros emolumentos. Valores cobrados pela Bovespa para a realização de negócios em seu ambiente. No mercado à vista de ações, a taxa é de 0,035% do volume financeiro.
Tributação. Alíquota de 15% sobre o ganho de capital líquido.
"Como Fazer Investimentos"
Autores: William Eid Júnior e Fabio Gallo Garcia
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 19,90

Nenhum comentário: